PGFN disciplina transação tributária extraordinária

  • Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) editou a Portaria PGFN nº 7.820, de 18 de março de 2020, que regulamenta a transação extraordinária na cobrança de dívida ativa da União. A modalidade está disponível para adesão, por meio do portal REGULARIZE, até 25 de março de 2020.

O intuito é minimizar os impactos econômicos decorrentes da pandemia de corona vírus (COVID-19), possibilitar a manutenção da fonte produtora e do emprego dos trabalhadores e assegurar que a cobrança dos créditos inscritos em dívida ativa federal seja realizada de forma a permitir o equilíbrio entre a expectativa de recebimento dos créditos e a capacidade de geração de resultados dos contribuintes.

Tal normativo regulamenta a possibilidade de transação extraordinária na cobrança da dívida ativa federal mediante adesão.

A transação possibilitará que o contribuinte realize o pagamento de entrada correspondente a 1% do valor total dos débitos a serem transacionados, dividida em até 3 parcelas, sendo que a primeira parcela terá vencimento apenas no último dia útil de junho de 2020

Para os débitos tributários, o valor restante poderá ser parcelado em até 97 meses para pessoas físicas, empresários individuais, microempresas ou

empresas de pequeno porte. Para as demais pessoas jurídicas o limite é de 81 parcelas. Já com relação às contribuições previdenciárias, o limite de parcelas é ainda menor: são até 57.

O valor da parcela não poderá ser inferior a R$ 500,00 para as pessoas jurídicas em geral. Para pessoas físicas, empresário individual, microempresa ou empresa de pequeno porte a parcela mínima será de R$ 100,00.

Todas as demais disposições a respeito da transação tributária federal (nos termos da Portaria 11.956/2019) devem ser observadas.

O prazo para adesão, via plataforma REGULARIZE da PGFN, é 25 de março de 2020.

  • Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a nós! Conheça todas as vantagens de ser um associado ABAD

Contato

Endereço
Av. Nove de Julho, nº 3.147 – 9º andar 
São Paulo – SP | CEP: 01407-000

Horário:
Seg – Sex: 8:30h – 17:30h

Telefone
(11) 3056-7500

Newsletter

© 2020 I ABAD - Todos os direitos reservados.