Senado aprova marco legal para planos de stock options

O Senado aprovou no dia 22 de agosto o projeto de lei do marco legal das stock options (opções de compra de ações), o que inclui as regras de tributação desses planos de remuneração. O PL 2.724/2022, apresentado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), ainda será analisado pela Câmara dos Deputados. O projeto nasceu a partir das discussões do marco legal das startups e tenta colocar fim a uma discussão tributária que se arrasta há décadas.

O plano de “opção de compra de ações”, conhecido como Stock Options, é uma espécie de benefício oferecido por empresas aos seus colaboradores, em especial executivos-chave, que permite a estes adquirir ações internas da sociedade em um momento futuro a um preço pré-fixado, geralmente vantajoso.

Atualmente, tal prática vem crescendo no Brasil, mas carece de regulamentação específica, o que vem gerando discussões no âmbito fiscal, especialmente no que se refere à natureza jurídica dos planos de Stock Options.

Isto se dá pela diferença do tratamento tributário dado às verbas de natureza remuneratória, sob a qual incidem encargos trabalhistas e previdenciários (além do Imposto de Renda), e às verbas de natureza mercantil, sob as quais incide exclusivamente o Imposto de Renda.

Devido à ausência de regulamentação, a Receita Federal do Brasil (“RFB“) tem manifestado entendimento de que as Stock Options teriam natureza remuneratória, sendo sujeitas às contribuições previdenciárias (“CPP”).

No entanto, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (“CARF“) tem divergido desse entendimento em certas ocasiões, conferindo natureza mercantil quando presentes os seguintes elementos: voluntariedade, onerosidade e o risco envolvido.

Desse modo, diante da insegurança jurídica decorrente da ausência de regulamentação, foi proposto o PL 2.724/2022 com o objetivo de regular os planos de Stock Options.

CLIQUE AQUI para continuar lendo a matéria.

A equipe de consultoria tributária do escritório Dessimoni e Blanco Advogados está à disposição para esclarecimentos sobre o assunto, por meio do e-mail consultoriatributaria@dba.adv.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: