Como inserir o pequeno varejo no processo de digitalização? A pergunta permeou o primeiro encontro do Comitê Canal Indireto em 2023, realizado no dia 14 de fevereiro, no Hotel Unique, em São Paulo. Reunindo empresários do setor atacadista distribuidor e executivos da indústria, o comitê discutiu como inserir o pequeno varejo no processo de digitalização, já que esse é um tema estruturante que afeta toda a cadeia de abastecimento.
Abordar a digitalização pela ótica do pequeno varejo em 2023 é uma das premissas extraídas do amplo debate sobre as iniciativas digitais que podem potencializar o canal indireto iniciada no ano passado. “Em 2022 discutimos como potencializar a digitalização no canal e chegamos na Mandala da Digitalização, com mais de 30 iniciativas priorizadas de transformação digital para o canal indireto”, afirma Roger Saltiel (na foto), coordenador do Comitê pela Integration, ao lado do prof. Nelson Barrizzelli, da FIA-USP, e de Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD, e tendo com líder o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.
No ciclo de 2023, em dois encontros, em fevereiro e abril, os líderes vão debater o tema com o objetivo de gerar valor ao longo de toda a cadeia de abastecimento. “Não podemos analisar a importância desse movimento de transformação digital apenas pelo viés do setor. Temos de estar em sintonia e nos apoiar mutuamente”, afirma Oscar Attisano.
A digitalização já é uma realidade, segundo Roger Saltiel, e aumenta o risco de concentração de mercado no grande-médio varejo se o pequeno varejo não se preparar para manter-se atualizado. “Alguns aprendizados chaves surgiram na jornada de 2022. Entre eles, sabemos que há muito o que fazer além do e-commerce e a transformação precisa ser por fases. Outro aspecto diz respeito à necessidade de mudança de cultura das empresas e do setor inteiro, já que o tema digitalização ainda é cheio de aprendizados.”
Participaram do Comitê Canal Indireto em 2023, representantes das indústrias: Condor, Diageo Brasil, Flora, Kraft Heinz, Mondelez, Pepsico Brasil, P&G, SC Johnson e Unilever. Pelo setor atacadista distribuidora, estiveram: Atacado Vila Nova, Destro Macroatacado, DEC Eldorado, DEC Minas, Dunorte, Grupo Martins e Mercantil Nova Era.
O próximo encontro do Comitê Canal Indireto será no dia 26 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo. O resultado de dois encontros vai nortear uma apresentação que será feita na ABAD 2023 ATIBAIA – Convenção Anual do Canal Indireto, em junho.
Para ver as entrevistas feitas no evento, ACESSE.