Como apoiar a digitalização no pequeno varejo

Como inserir o pequeno varejo no processo de digitalização? A pergunta permeou o primeiro encontro do Comitê Canal Indireto em 2023, realizado no dia 14 de fevereiro, no Hotel Unique, em São Paulo. Reunindo empresários do setor atacadista distribuidor e executivos da indústria, o comitê discutiu como inserir o pequeno varejo no processo de digitalização, já que esse é um tema estruturante que afeta toda a cadeia de abastecimento.

Abordar a digitalização pela ótica do pequeno varejo em 2023 é uma das premissas extraídas do amplo debate sobre as iniciativas digitais que podem potencializar o canal indireto iniciada no ano passado.  “Em 2022 discutimos como potencializar a digitalização no canal e chegamos na Mandala da Digitalização, com mais de 30 iniciativas priorizadas de transformação digital para o canal indireto”, afirma Roger Saltiel (na foto), coordenador do Comitê pela Integration, ao lado do prof. Nelson Barrizzelli, da FIA-USP, e de Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD, e tendo com líder o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.

No ciclo de 2023, em dois encontros, em fevereiro e abril, os líderes vão debater o tema com o objetivo de gerar valor ao longo de toda a cadeia de abastecimento. “Não podemos analisar a importância desse movimento de transformação digital apenas pelo viés do setor. Temos de estar em sintonia e nos apoiar mutuamente”, afirma Oscar Attisano.

A digitalização já é uma realidade, segundo Roger Saltiel, e aumenta o risco de concentração de mercado no grande-médio varejo se o pequeno varejo não se preparar para manter-se atualizado. “Alguns aprendizados chaves surgiram na jornada de 2022. Entre eles, sabemos que há muito o que fazer além do e-commerce e a transformação precisa ser por fases. Outro aspecto diz respeito à necessidade de mudança de cultura das empresas e do setor inteiro, já que o tema digitalização ainda é cheio de aprendizados.”

Participaram do Comitê Canal Indireto em 2023, representantes das indústrias: Condor, Diageo Brasil, Flora, Kraft Heinz, Mondelez, Pepsico Brasil, P&G, SC Johnson e Unilever. Pelo setor atacadista distribuidora, estiveram: Atacado Vila Nova, Destro Macroatacado, DEC Eldorado, DEC Minas, Dunorte, Grupo Martins e Mercantil Nova Era.

O próximo encontro do Comitê Canal Indireto será no dia 26 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo. O resultado de dois encontros vai nortear uma apresentação que será feita na ABAD 2023 ATIBAIA – Convenção Anual do Canal Indireto, em junho.

Para ver as entrevistas feitas no evento, ACESSE. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: