De acordo com a mais recente edição do Termômetro ABAD NielsenIQ, que detalha o desempenho do atacado distribuidor em relação ao faturamento, o setor acumulou crescimento de +13,2% em 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, em termos nominais. Na comparação com dezembro do ano passado, a alta foi de +5,8%. Já em relação ao mês de novembro, o resultado ficou estável, com pequena queda de -0,3%.
“Tivemos, em 2023, uma caminhada desafiadora que superamos com resiliência e atitude, atingindo nossa expectativa de crescimento para o período. Para 2024, nossas perspectivas são positivas, e sabemos que precisaremos de criatividade e inovação para vencer os desafios virão”, diz Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD. LEIA reportagem sobre a análise do presidente Leonardo sobre o ano de 2023 e as expectativas para 2024.
Analisando os dados pelo varejo, segundo apuração da NielsenIQ, em 2023 as lojas de Autosserviço, Cash and Carry. Farma e E-commerce tiveram desaceleração em valor, mas, no geral, encerram o ano com crescimento duplo dígito (+10,8%).
O mês de dezembro contribuiu positivamente para a performance superior à média do ano. Isso porque o Natal deste ano, com menor impacto do repasse de preços, apresentou resultado quase +20% superior ao ano passado, período em que a pandemia de Covid-19 ainda impactava de forma mais drástica a economia geral.
Ao longo dos últimos 12 meses, os canais Cash and Carry e Farma se destacaram, apresentando, respectivamente, crescimento de +15% e +12% em valor e de +9% e +4% em volume. No caso de Cash and Carry, o aumento do número de lojas foi o principal motor do crescimento. Em dezembro, o e-commerce brasileiro deu um salto importante, chegando a quase 30% de crescimento em valor e se tornando também uma alavanca para impulsionar o cenário positivo do último mês do ano.
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