ano começou com bons ventos para o Brasil que trabalha e produz, com a expectativa de um ciclo de melhora na economia. O País tem uma oportunidade imperdível de modernizar a legislação em áreas sensíveis para o desenvolvimento econômico. E, felizmente, há um consenso em todas as instâncias sobre o que é prioridade.
A Reforma Tributária, cuja importância é fundamental para tirar o País do atraso, tem grande probabilidade de ser votada ainda no primeiro semestre. Uma Comissão Mista montada no Congresso analisará as duas principais propostas que tramitam na Câmara e no Senado e as conciliará com o projeto do governo.
Para não ficarmos reféns nesse processo, estamos, desde o fim do ano passado, ao lado da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, analisando os impactos das diferentes propostas sobre o setor de comércio e serviços. O estudo será levado à Comissão para projetar luz nas questões tributárias importantes para cada segmento econômico.
O ímpeto que move o setor produtivo em busca de mudança é o mesmo que impulsiona a nossa atuação em relação à pauta do setor.
Com intenso trabalho no Legislativo e no Executivo, a diretoria e a equipe executiva da ABAD, apoiadas pelos presidentes e executivos de filiadas e lideranças regionais, e pelas assessorias jurídica e parlamentar, estão avançando na solução de temas de importância primordial, que afetam o dia a dia dos empresários atacadistas e distribuidores.
E vitórias começam a surgir como resultado desse empenho. A Portaria nº 1.357/2019 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que excluiu o adicional de periculosidade para caminhões que saem de fábrica com o tanque de combustível suplementar, editada no fim do ano passado, é um exemplo disso.
Mas precisamos avançar ainda mais, e todas as questões legais e normativas que afetam o mercado de distribuição estão no radar da ABAD. A entidade busca, de maneira permanente, criar oportunidades de diálogo entre representantes do governo, parlamentares e empresários do setor, a exemplo do encontro durante a 40a Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2020 Atibaia, que deverá contar com a presença de autoridades das áreas política e econômica para falar sobre as principais medidas em pauta no governo e no Congresso.
O ambiente da Convenção é ideal para a discussão de questões que impactam o futuro do setor – seja na agenda política, seja nas tendências de mercado ou nas inovações tecnológicas. Por isso, a ABAD 2020 Atibaia visa preparar o setor para os desafios do futuro, ajudando as empresas na busca de rentabilidade e perenidade nos negócios, conforme pode ser constatado na reportagem sobre o evento disponível nesta edição. Juntos, somos melhores!