Às portas do último trimestre do ano, temos motivos para continuarmos otimistas. Mais uma vez, o “Banco de Dados ABAD”, estudo mensal realizado em parceria com a FIA – Fundação Instituto de Administração, demonstra a resiliência do setor em meio à crise.
Depois de encerrar o primeiro semestre do ano com um resultado acumulado positivo de 2,2%, o mês de julho apresentou crescimento nominal de 6,7% em relação ao mês anterior, e de 6,16% em relação a julho de 2019, graças ao bom desempenho do pequeno e médio varejo.
Os bons números do setor coincidem com o retorno gradual das atividades econômicas, o que deve ajudar a recompor o mercado de trabalho e impulsionar o consumo, naturalmente mais elevado no período do fim do ano. Assim, esperamos fechar 2020 com um crescimento em torno de 2%.
Sabemos, contudo, que alguns desequilíbrios entre oferta e demanda de produtos essenciais tendem a aparecer neste momento de elevação do consumo interno, impulsionado pelo auxílio emergencial, pelo crescimento das exportações influenciadas pelo dólar valorizado, e pelos reajustes da indústria, que represou os aumentos no período mais agudo da pandemia.
Essa somatória de fatores é provavelmente a causa da elevação do preço do arroz, um dos principais itens da cesta básica. É uma conjuntura difícil, mas é evidente que a culpa dos aumentos não é do varejo. Governo e agentes econômicos envolvidos na questão precisam se sentar à mesa, respeitando as regras de livre mercado, para buscar alternativas e evitar impactos negativos como o desabastecimento.
Temos um longo caminho de retomada econômica, o que torna ainda mais imperativo agir com celeridade. A Reforma Tributária em andamento é de suma importância para o fortalecimento da economia e o desenvolvimento do País e deve ser o foco do governo e do Congresso neste momento.
Temos levado nossa contribuição ao debate. Esperamos que as propostas sofram os ajustes necessários com sabedoria, responsabilidade e visão de futuro, atingindo aspectos fundamentais para os setores produtivos, como simplificação, pacificação da guerra fiscal, redução de tributos no consumo e combate à informalidade.
Por fim, comemoramos o avanço do Comitê ABAD Marketplace. Nestes tempos de pandemia, ficou ainda mais evidente a necessidade de se modernizar o processo de comercialização de nossos produtos, e a ABAD chamou para si a responsabilidade de encabeçar esse processo. Estamos trabalhando com afinco nesse importante projeto.
Como se vê, os desafios continuam, mas a disposição para superá-los é sempre maior. Vamos em frente, na certeza de que estamos no caminho certo!