FCS reúne líderes da Câmara para dar celeridade aos projetos de interesse do setor de comércio e serviços

O Novo Refis (PL 4728/20); o PLP 148/21, que trata da incidência do ICMS na movimentação de mercadorias entre estabelecimentos de mesmo contribuinte; e o Projeto de Simplificação Digital foram os principais temas de reunião-almoço promovida pela Frente Parlamentar e Comércio, Serviços e Empreendedorismo nesta quarta-feira (27), em Brasília.

Comanda o encontro, o presidente da FCS, deputado Efraim Filho, DEM-PB (no centro da foto). Também presentes no almoço a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), secretária-geral da FCS; o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), 2˚ Vice-Presidente da Região Sudeste da FCS; o líder do Governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR); e o deputado Pedro Lupion (DEM-PR).

De autoria do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o PL 4.728/2020 reabre o prazo de adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) e ajusta modalidades de pagamento. Aprovado no Senado em agosto, a proposta tramita na Câmara, onde o deputado André Fufuca (PP-MA) foi designado relator.

O Pert permite o parcelamento com descontos de dívidas com a União e ajusta os seus prazos de pagamento. Além disso, o programa abrange os débitos de natureza tributária e não tributária, vencidas até 31 de agosto de 2020. Podem aderir pessoas físicas ou empresas, de direito público ou privado, inclusive as que se encontrarem em recuperação judicial.

O grupo debate, também, proposta que institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias. Conhecido como Projeto de Simplificação Digital, o projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC) e tem como objetivo diminuir os custos de cumprimento das obrigações tributárias além de incentivar a conformidade por parte dos contribuintes, no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Outro item da pauta, o PLP 148/2021, de autoria do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), altera a Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996, relativamente à incidência do ICMS nos casos de transferência de mercadoria entre estabelecimentos do mesmo contribuinte.

ABAD

O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, não pôde estar presente no evento, mas destacou a importância da união do Congresso em torno das pautas capazes de fazer o país retomar a rota de crescimento: “É preciso cuidar para que os debates em torno das eleições de 2022 não travem por completo a necessidade de aprovação de projetos urgentes, que permitam ao país vislumbrar um crescimento sustentável. A atuação firme dos parlamentares no Congresso, principalmente dos líderes partidários, com o apoio da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços – FCS, é fundamental para que o setor de comércio e serviço retome o caminho crescimento, tão prejudicado pela pandemia. Peço especial atenção ao PLP 148/2019, que dispõe sobre a incidência e o creditamento do ICMS nas vendas multicanais. O projeto já era importante em 2019 e tornou-se de extrema urgência com a pandemia. É uma oportunidade de evolução do multicanal no Brasil. Não podemos desperdiçar essa oportunidade”, disse o presidente.

*Com informações da assessoria de comunicação da UNECS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: