A ABAD foi criada no início da década de 1980 para defender e promover os interesses das empresas atacadistas e distribuidoras no país. Hoje, com presença em todo o território brasileiro por meio de 27 Filiadas Estaduais, representa mais de 3 mil empresas atacadistas e distribuidoras e cerca de mil fornecedores de produtos, equipamentos, tecnologia e serviços que atuam no setor. É através do associativismo que a entidade pode promover o desenvolvimento e o fortalecimento do setor.
Regida por um estatuto e por um Código de Conduta desenvolvido em sinergia com o compliance das empresas, a ABAD atua com transparência e postura ética em um ambiente equilibrado.
A ABAD desenvolve pesquisas, estudos, eventos e gera conteúdos de alta relevância que contribuem para o entendimento sobre a dinâmica e evolução do mercado Mercearil, apontando cenários, tendências e boas práticas que contribuem para a gestão e tomadas de decisão. O compromisso da entidade é fortalecer os elos da cadeia de abastecimento, na busca pela melhoria do ambiente de negócios nas esferas política, ambiental e social.
Nos últimos anos, por exemplo, houve forte empenho na luta por uma regulamentação justa da reforma tributária e atuou em outros diversos pleitos que poderiam atingir negativamente a cadeia de abastecimento nacional, comemorando vitórias em prol da liberdade de mercado e da segurança jurídica.
Vantagens e Benefícios
Desenvolvidas de maneira ágil e eficiente, as iniciativas têm gerado impactos profundos na melhoria da competitividade e na unificação do setor atacadista distribuidor. Por isso, a ABAD investe em ações colaborativas e estratégicas. Confira os benefícios ao se associar:
Conteúdo, Relacionamento e Negócios
- Acesso às informações geradas nos Comitês Temáticos (Agenda Política, Canal Indireto, ESG, Finanças e Lucratividade, Inovação, Tecnologia e Logística e Jurídico);
- Participação sem custo nas reuniões, seminários e fóruns realizados pela ABAD, com a apresentação dos temas trabalhados pelos comitês: Agenda Política, Canal Indireto, ESG, Finanças e Lucratividade, Jurídico, Inovação, Tecnológica e Logística;
- Participação com desconto em viagens técnicas Nacionais e Internacionais, promovidas pela ABAD e/ou seus parceiros, com o objetivo de oferecer intercâmbio tecnológico e profissional entre os atacadistas distribuidores brasileiros e seus pares no mercado internacional;
- Acesso aos Jornalistas da Revista Distribuição para envio de notícias e informações sobre posicionamento no mercado, abertura de cotas, centros de distribuição, expansão etc;
- Acesso a ingressos e convites para algumas das principais feiras e eventos Nacionais e Internacionais com foco no setor Mercearil;Acesso a Palestras e Webinars promovidos pela ABAD;
- Indicação de Jovens Executivos para participar do Grupo ABAD Jovens e Sucessores;
- Acesso à rede de relacionamento de fornecedores criada para atender aos nossos associados (veja abaixo);
- Descontos e condições especiais para participação em eventos da ABAD;
- Anúncios e informações Publicitárias na Revista Distribuição com descontos especiais.
Eventos Estratégicos*
- Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto (anual/junho), principal encontro de negócios do setor, a Convenção reúne cerca de 800 convidados. Um público qualificado, formado pelos maiores Atacadistas e Distribuidores do país;
- Encontro de Valor (anual/novembro), a ABAD realiza em São Paulo o Encontro de Valor, que reúne os maiores empresários atacadistas e distribuidores de cada Estado;
- Convenção Nacional do GAJS (anual/novembro), é o principal evento dos jovens e sucessores. A programação tem foco em temas como sucessão, gestão, liderança e inovação;
- Encontro Regional de Agentes de Distribuição, evento itinerante, realizado em 7 capitais do país, para apresentação do birô de serviços premium da ABAD.
*Eventos exclusivos para convidados
Informações de Qualidade
- Acesso ao Estudo anual Ranking ABAD/NielsenIQ, que é um Raio “X” do setor atacadista distribuidor;
- Respondentes do Ranking têm acesso à ferramenta Business Intelligence do Ranking, criada em parceria com a TARGIT, para análise e comparativos do setor na tomada de decisão;
- Estudo Categorias em Destaque ABAD/NielsenIQ, que traz as categorias com melhor desempenho no canal indireto;
- Estudo Top Marcas do Varejo de Vizinhança parceria da Revista Distribuição com a Scanntech, indicando as três marcas mais vendidas dentre (100) categorias, pelo pequeno varejo em todas as regiões do País;
- Termômetro, uma pesquisa mensal com a média do desempenho do setor em relação ao faturamento;
- Acesso a Indicadores Setoriais – Parcerias com a NielsenIQ, Scanntech, Mtrix, Zeta Dados etc;
- ABAD News e Jurídico News – Informativos eletrônicos quinzenais;
- Revista Distribuição – Acesso Gratuito à Revista Distribuição versão impressa e digital para todos gestores e colaboradores, incluindo vendedores e RCAs;
- Acesso aos conteúdos desenvolvidos e apresentados por meio dos eventos e fóruns ABAD;
- Portal Jurídico ABAD – Acesso a informações jurídicas importantes para o setor com informativos exclusivos, notas técnicas e posicionamentos e reuniões mensais;
Conteúdo Políticos
- Acesso ao conteúdo da Agenda Política – Os principais pleitos defendidos pela ABAD podem ser acompanhados pelo site e pelas publicações impressas, que são atualizadas duas vezes no ano. A publicação permite aprimorar as ações do Executivo e acompanhar os projetos de lei em andamento no Legislativo, agindo estrategicamente para melhorar o ambiente de negócios para os elos da cadeia de abastecimento e para os setores produtivos como um todo;
- Acesso aos materiais apresentados pela (FCS) e (UNECS) – Pelas redes sociais, informativos e aplicativo ABAD, divulgamos e compartilhamos com os associados à ativa e constante atuação da coalizão suprapartidária e dos membros da Unecs. São ações que garantem a aprovação de pautas de suma importância para a defesa dos interesses das empresas e dos negócios do setor de comércio e serviços, tanto na esfera Legislativa quanto na Executiva.
Soluções e serviços
A ABAD possui parceiros estratégicos em diversas áreas para dar suporte às empresas do setor. Seja por meio de consultorias especializadas ou através da contratação de fornecedores com condições especiais.
Consultorias
- Assessoria jurídica permanente e gratuita para serviços nas áreas Jurídica//Tributária/Societária/Trabalhista/Imobiliária com a Dessimoni & Blanco Advogados;
- Acesso à consultoria especializada em RH para Contratação de Profissionais do Trade;
- Acesso a empresas ligadas ao Instituto ABAD para ações nas áreas Social, Educacional e Ambiental (ESG):
– Social: Mesa Brasil Sesc, Programa na Mão Certa/Childhood Brasil, Projeto Vidas Preciosas; Campanhas Sociais etc
– Ambiental: Instituto Gestão Brasil e Baga Apreendimentos
– Governança: Dessimoni & Blanco Advogados
- Consultorias em Gestão e Finanças;
- Consultoria em Gestão de Benefícios Saúde, Odontológica e Vida, com a Fiduciam.
Serviços
- Agência de viagens especializada no setor; (EMPRETUR)
- Antecipação de Recebíveis e Predição de Vendas; (SUP#PAY)
- Acesso ao mercado livre de energia; (SKOPOS)
- Banco Oficial ABAD, com todo tipo de serviços do segmento;
- Bureau de crédito e serviços; (SERASA EXPERIAM)
- Bureau de crédito, cadastro positivo, Score e negociação de débitos; (BOA VISTA EQUIFAX)
- Cadastro de Produtos: higienização/cristalização/modernização do cadastro produtos dados; (VÉRCER/GS1)
- Cartão Benefícios aos colaboradores – Alimentação/Refeição/Mobilidade/Cultura e Educação/Home Office; (PLUXEE)
- Certificação Digital;
- Consórcios; (RECON)
- Desconto em Ferramentas de análises; (ZETA DADOS);
- Desconto em ferramentas inteligência de dados “sell-out”; (SCANNTECH)
- Empresas de Segurança/Limpeza/Zeladoria;
- Mercado livre de carbono e Instalação de Energia solar;
- Projetos customizados de melhoria operacional para maximização de eficiência, produtividade e resultados, da redução de custos dos processos; (TEMSI)
- Seguros;
Gestão
- Análise de Balanços Patrimoniais;
- Gestão de Estoque “Carga Garantida/Logística Integral”; (RGIS)
- Gestão e Administração de Frota e Logística; (ABGROUP/VW)
- Gestão e fortalecimento em Vendas; (MÁXIMA TECH/POLIBRAS)
- Serviços de inventário em condições especiais; (RGIS)
- Terceirização de Frota; (VW)
RH e Educação/Treinamentos:
- Banco de Talentos;
- Contratação e Gestão de Promotores;
- Cursos CNP/Banco de dados de Produtos/ Integração via API; (GS1)
- Cursos PAEX/Aceleração de Negócios e Cadeia de valor; (FDC)
- Cursos presenciais e on-line (EAD) em Logística/Administração; (ABGROUP/FIA)
- Pesquisa e Estrutura de Cargos e Salários;
- Serviços de Recrutamento e Seleção de Mão de Obra Especializada em marketing e Vendas;
Assistência Médica e Odontológica
- Check-up; (HOSPITAL ALBERT EINSTEIN)
- Plano Odontológico;
- Serviços de Assistência Médica (BENEVIX/UNIMED);
- Telemedicina;
Informação, Tecnologia e Automação
- I. Business Intelligence (TARGIT)
- Banco de Dados;
- CRM – Analytics e Big Data; (ZETA DADOS)
- ERP – Sistemas e serviços, soluções de business performance; (TOTVS/SANKHYA)
- Plataformas de E-commerce e Marketplace; (MÁXIMA TECH)
- Roteirização de Entregas; (MÁXIMA TECH/POLIBRAS)
- Sistemas de Armazenagem e Logística;
- Sistemas de Informação e Infraestrutura de redes; (CYCLOPES)
- Trade Marketing; (MÁXIMA TECH)
- Vendas e atendimento por WhatsApp;
Equipamentos e Veículos
- Computadores/Tablets/Telas/Coletores; (CYCLOPES)
- Condições e descontos especiais para aquisição de empilhadeiras elétricas; (STILL)
- Descontos especiais para aquisição de Filme Stretch; (
- Fabricantes de Materiais e Equipamentos para as Lojas “Gôndolas/ Balcões/ Caixas/Carrinhos/Cestas/etc”;
- Locação de Veículos;
- Veículos + Acessórios e Insumos – Condições e descontos especiais para aquisição de Caminhões, Vans e Utilitários; (Ford/VW/Mercedes-Benz);
Construção Civil – Planos e Condições especiais para contratação:
- Construção, Reforma e Ampliação – “Fábrica/Lojas/Galpões/CDs” Comerciais e Empresariais; (PARAGUAÇU)
Clique AQUI, preencha o formulário e aguarde que um consultor da ABAD entrará em contato para explicar como se associar.