Comitê ESG da ABAD promove primeira reunião do ciclo 2026

Na manhã de 29 de outubro, o Comitê ESG da ABAD promoveu a primeira reunião do ciclo 2026 em formato virtual, reunindo representantes do setor para alinhar prioridades e avançar na agenda de sustentabilidade. Representando o presidente Leonardo Miguel Severini, o vice-presidente da ABAD, Juliano Faria Souto, destacou a força da entidade como elo entre a indústria e o mercado. “O grande papel da ABAD na agenda ESG é usar sua capilaridade com mais de 3 mil empresas associadas para conectar os grandes projetos das indústrias ao varejo brasileiro”, afirmou.

Na sequência, Alessandro Dessimoni, coordenador do Comitê, fez um balanço dos três anos de atuação do grupo e reforçou que o objetivo agora é materializar os projetos em andamento. Com tempo restrito, a reunião concentrou-se nos pilares Ambiental e Social. A pauta de Governança será abordada no próximo encontro.

Pilar Ambiental

Foi apresentado o projeto-piloto de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) implementado em Porto Alegre (RS) com apoio da Braveo, Oniz, Yattó, ABAD e outras parceiras. A ação envolve cinco supermercados com coletores de papelão ondulado, comunicação visual educativa, coletas semanais operadas pela cooperativa Coopertinga, rastreabilidade dos resíduos via dashboard e já demonstra resultados promissores. A proposta é escalar o modelo para além da capital gaúcha, aproveitando a capilaridade do canal indireto, que alcança mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o país.

Também foram discutidas soluções tecnológicas como PEVs com QR Codes e IA, bem como o alinhamento com o novo decreto federal sobre embalagens plásticas (Decreto 12.688/2025). A Comgás apresentou sua estratégia de transição energética, que prevê substituir o diesel por gás natural e, futuramente, biometano na logística do setor.

Pilar Social

O foco social do ciclo 2026 será a capacitação e empregabilidade de jovens (16 a 24 anos) e profissionais 50+, por meio de ações como parcerias com SENAI, SENAC, UNIABAD e o Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Estão previstos cursos técnicos, programas de mentoria, incentivo ao trabalho intergeracional e à capacitação tecnológica de trabalhadores seniores.

Além disso, foi apresentada a evolução do projeto “Vidas Preciosas”, iniciativa do Instituto ABAD que promove inclusão social por meio do esporte. Com atuação no RJ e SP, o projeto usa o cricket para engajar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A proposta é expandi-lo para o interior paulista e novos municípios, com apoio de empresas interessadas. O investimento anual por núcleo é de apenas R$ 41 mil, suficiente para atender 80 crianças com estrutura completa.

As próximas reuniões do Comitê ESG já estão previstas para aprofundar as ações em Governança e fortalecer a agenda de impacto da ABAD até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *