ISSB emite primeiras normas para divulgar informações de sustentabilidade

O International Sustainability Standards Board (ISSB) emitiu, no dia 26 de junho de 2023, as IFRS S1 e IFRS S2, iniciando uma nova etapa na divulgação de informações sobre sustentabilidade para o mercado de capitais em todo o mundo. De acordo com o comunicado, esses novos padrões ajudarão a melhorar a confiança nas informações ESG das empresas, facilitando a decisão de investimento. Os padrões estabelecem uma linguagem comum para divulgar o efeito dos riscos e oportunidades relacionados ao clima nas perspectivas de uma empresa.

O IFRS S1 fornece um conjunto de requisitos de divulgação projetados para permitir que as empresas comuniquem aos investidores sobre os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que enfrentam no curto, médio e longo prazos. O IFRS S2 estabelece divulgações específicas relacionadas ao clima e foi desenvolvido para ser usado com o IFRS S1. Ambos incorporam totalmente as recomendações da Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD).

“A adoção de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) pelas empresas tornou-se cada vez mais importante nos últimos anos. As duas normas foram emitidas com o objetivo de desenvolver padrões para uma base global de divulgações de sustentabilidade e a possibilidade de as organizações divulgarem essas informações para o mercado de capitais global, atraindo, ainda mais, investidores”, afirma o advogado Alessandro Dessimoni, da Dessimoni e Blanco Advogados, coordenador do Comitê ESG da ABAD.

Segundo ele, as normas são um grande passo para as empresas poderem divulgar de forma padronizada as suas ações de ESG. Assim, é essencial que as empresas reconheçam a importância dessas normas e comecem a tomar medidas necessárias para estarem alinhadas a elas.

Base global

O ISSB explicou que desenvolveu o IFRS S1 e o IFRS S2 com base em amplo feedback do mercado e em resposta às chamadas do G20, da Iosco, bem como de líderes da comunidade empresarial global e de investidores.

“Esse suporte para uma linha de base global abrangente de divulgações relacionadas à sustentabilidade demonstra a demanda generalizada por uma compreensão consistente de como os fatores de sustentabilidade afetam as perspectivas das empresas”.

Os padrões ISSB são projetados para garantir que as empresas forneçam informações relacionadas à sustentabilidade juntamente com as demonstrações financeiras. As normas foram desenvolvidas para serem usadas em conjunto com quaisquer requisitos contábeis.

Eles também são construídos sobre os conceitos que sustentam as Normas Contábeis IFRS, que são exigidas por mais de 140 jurisdições. Os padrões ISSB são adequados para aplicação em todo o mundo, criando uma linha de base verdadeiramente global.

Para acessar as normas, CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: