MPT edita nota técnica sobre trabalho de gestantes durante a pandemia

No dia 14 de janeiro, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio de seu Grupo de Trabalho GT COVID-19, publicou a Nota Técnica nº 01/2021, dando recomendações específicas acerca da proteção à saúde e igualdade de oportunidades no trabalho para trabalhadoras gestantes, tendo em vista a segunda onda da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A urgência na formulação das instruções decorreu da necessidade de empresas, pessoas físicas empregadoras, sindicatos e órgãos da Administração Pública assegurarem a segurança preservação de trabalhadoras gestantes, mais vulneráveis ao contágio e aos efeitos da contaminação pelo vírus desde que a crise sanitária se agravou novamente, especialmente no município de Manaus (AM), onde o sistema de saúde colapsou.

Para elaborar a referida nota técnica, o MPT levou em consideração, dentre outros elementos, os seguintes: leis aplicáveis, em especial aquelas que classificam a saúde como direito fundamental e defendem a proteção integral de crianças e adolescentes; índices de morbimortabilidade de gestantes e puérperas por COVID-19 no Brasil; e as conclusões técnicas resultantes das pesquisas realizadas pelo Grupo Brasileiro de COVID e Gestação.

CLIQUE AQUI para conhecer as principais recomendações elencadas na Nota Técnica nº 01/2021 do MPT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: