SAP atualiza sistema ERP para atender às exigências da Reforma Tributária

Com o avanço da Reforma Tributária do Consumo, iniciada pela Emenda Constitucional nº 132/2023 e regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025, empresas de software começam a adaptar suas soluções às novas exigências fiscais. É o caso da SAP, que atualizou seu sistema de gestão empresarial (ERP) para suportar a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e o IS (Imposto Seletivo).

A adaptação do sistema ocorre em resposta à criação dos novos tributos, que substituirão gradualmente o PIS/Pasep, Cofins, ICMS e ISS até 2033. Mesmo antes da cobrança efetiva, a nova legislação já impõe obrigações acessórias às empresas a pa rtir de 2026.

Entre as novidades do ERP SAP, destacam-se a inclusão de regras de cálculo específicas, a criação de novos campos no sistema e a possibilidade de operar com os regimes tributários antigo e novo simultaneamente.

A SAP tem disponibilizado SAP Notes com orientações detalhadas e exige o cumprimento de pré-requisitos técnicos para a correta utilização das novas funcionalidades, conforme previsto na SAP Note nº 3563053.

A recomendação é que as empresas entrem em contato com seus fornecedores de ERP o quanto antes, a fim de garantir a conformidade do sistema com a nova realidade tributária.

CLIQUE AQUI para ler o informativo completo da assessoria jurídica do escritório Dessimoni e Blanco Advogados e entenda os detalhes técnicos e legais da atualização.

Para dúvidas ou orientações, entre em contato pelo e-mail: consultoriatributaria@dba.adv.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *