Receita Federal busca aprimorar gestão de créditos tributários

A Receita Federal do Brasil acaba de criar a Equipe Nacional de Seleção do Direito Creditório (ENS) e de instituir a Equipe Nacional do Contencioso Administrativo (ECOA Nacional). O foco está em aprimorar a gestão dos créditos tributários nas esferas administrativa e judicial.

A ENS terá, como função principal, definir critérios e selecionar pedidos de restituição, ressarcimento, reembolso e declarações de compensação que serão analisados pelas equipes regionais de auditoria do direito creditório, visando identificar inconsistências ou possíveis fraudes. Em paralelo, também será responsável por realizar estudos, análises estatísticas e cruzamento de dados para detectar pedidos ou declarações que não estejam em conformidade com a legislação vigente ou apresentem indícios de fraude.

Já a ECOA Nacional centralizará e coordenará os processos administrativos fiscais em todo o território nacional, sendo responsável por analisar e executar, em colaboração com as Delegacias Especializadas da Receita Federal, os procedimentos relativos à gestão de créditos tributários no contencioso administrativo fiscal.

As informações são da Dessimoni & Blanco Advogados e todos os detalhes podem ser obtidos nas Portarias RFB n° 439/2024, que cria a ENS, e na RFB n° 437/2024, que institui a ECOA Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: