Deputado Zé Neto propõe ajustes no texto do PL Distribuição

O Deputado Zé Neto (PT-BA) e o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Marcos Pineschi, receberam no dia 16 de agosto, em Brasília (DF), o Líder da Região Nordeste na ABAD, Antônio Alves Cabral Filho, para discutir pontos específicos do Projeto de Lei 2.059/2019 (PL Distribuição). Depois de entender em detalhes os objetivos do pleito, a dinâmica atual do setor e dos contratos de distribuição, o relator do projeto propôs adequações técnicas legislativas antes de colocar o PL em votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE).

“Queremos que a proposição alcance seus objetivos. Para isso, temos que fazer todos os ajustes agora para contrapor qualquer argumento em contrário ao projeto”, afirma o deputado, que pretende preparar seu parecer tão logo a fase de ajuste seja concluída.

Nesta quinta-feira, 24 de agosto, aconteceu uma nova reunião com a participação do consultor legislativo Paulo Pineschi, do assessor parlamentar do deputado, Valdison de Souza Macedo, e do assessor jurídico da ABAD, Alessandro Dessimoni. Eles analisaram artigo por artigo, identificando pontos de melhoria no PL Distribuição.

Propósito

O projeto de lei dos Contratos de Distribuição, de autoria do segundo secretário da FCS, deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO), altera o Código Civil para disciplinar a relação de revenda e distribuição entre fornecedores e distribuidores.

“Estamos muito satisfeitos com a designação do deputado Zé Neto como relator desse projeto, que é de grande interesse para o setor atacadista e distribuidor. Ela é fruto de uma articulação política que fizemos recentemente, com apoio total da FCS”, ressaltou o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, quando da nomeação do deputado Zé Neto como relator.

No início de março deste ano, o presidente da ABAD visitou os gabinetes dos deputados Domingos Sávio (PL-MG), atual presidente da FCS, Glaustin da Fokus e José Neto, na Câmara dos Deputados, acompanhado do primeiro vice-presidente da ABAD, Juliano Faria Souto, e também do Líder da Região Nordeste na ABAD, Antônio Alves Cabral Filho, além do assessor jurídico Alessandro Dessimoni. O objetivo dos encontros foi esclarecer a importância do projeto de lei para regulamentar os contratos de distribuição.

Atualmente, os contratos de distribuição estão sujeitos a regra geral disposta no capítulo 12 do Código Civil, Lei 10.406/2002. “A ausência de regulamentação específica sobre o tema causa embates judiciais e, consequentemente, ações de indenização que tomam grandes proporções e geram grandes impactos financeiros pelo custo da manutenção do processo”, explica Dessimoni.

Como a distribuição de produtos não é mera atividade econômica, uma vez que permite a acessibilidade a produtos essenciais, o objetivo do projeto de lei e conferir uma ampla proteção ao vínculo contratual, por isso, ele deverá, essencialmente, regulamentar, de forma ampla, as obrigações de cada uma das partes.

CLIQUE AQUI para conhecer os pleitos prioritários do setor em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: