Proposta do Congresso permite anular decisões do STF

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/23 permite ao Congresso Nacional revogar decisões definitivas do STF que, na opinião dos parlamentares, excedam os limites da Constituição. O projeto está em análise na Câmara dos Deputados.

É importante ressaltar que para a aprovação do cancelamento de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), será preciso o mesmo número de votos necessário para fazer alterações na Constituição.

De acordo com a PEC, o pedido para anular a decisão do STF deve ser iniciado por, no mínimo, 171 deputados e 27 senadores.

Dessa forma, para que seja aprovado, o projeto precisa receber o apoio de 308 votos na Câmara e 49 votos no Senado, em dois momentos de votação em cada Casa.

Validade Imediata

A proposta também determina que, se for aprovada, a anulação será promulgada pelo presidente do Congresso Nacional, entrando imediatamente em vigor e sendo comunicada ao STF.

O texto é de autoria do deputado Domingos Sávio (PL-MG) e outros. “Se o Supremo Tribunal Federal, de forma controversa, decide e julga contrariando a própria Constituição e, portanto, a ampla maioria dos representantes do povo, o estado democrático de direito é colocado em risco”, argumenta o parlamentar.

“Desta forma, é fundamental que haja recurso capaz de rever a decisão de afronta a vontade da ampla maioria do povo devidamente representado no Congresso Nacional.”

O processo de análise da PEC inclui uma avaliação da sua constitucionalidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada pela CCJ, a proposta seguirá para uma comissão especial e, em seguida, para votação no Plenário da Câmara.

Fonte: Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: